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Fred Astaire (nascido Frederick Austerlitz;[1] Omaha, 10 de maio de 1899 - Los Angeles, 22 de junho de 1987) foi 🌝 um dançarino, cantor, ator, coreógrafo e apresentador de televisão estadunidense.

Ele é considerado o dançarino mais influente da história do cinema.[2]

Sua 🌝 subsequente carreira nos palcos, no cinema e na televisão durou um total de 76 anos.

Ele atuou em mais de 10 🌝 musicais da Broadway e West End, fez 31 filmes musicais, quatro especiais televisivos, e lançou inúmeras canções.

Como dançarino, seus traços 🌝 mais marcantes eram seu absurdo senso de ritmo, seu perfeccionismo, e ganhar dinheiro no casino inovação.

Sua companheira de dança favorita era a atriz 🌝 Rita Hayworth,[3] mas ganhar dinheiro no casino parceria de dança mais memorável foi com Ginger Rogers, com quem ele co-estrelou em uma série 🌝 de dez musicais de Hollywood, incluindo "O Picolino" (1935), "Ritmo Louco" (1936) e "Vamos Dançar?" (1937).

Entre os outros trabalhos notáveis 🌝 ​​em que Astaire ganhou mais popularidade e levou o gênero de sapateado a um novo nível foram: "Duas Semanas de 🌝 Prazer" (1942), "Desfile de Páscoa" (1948), "A Roda da Fortuna" (1953), "Cinderela em Paris" e "Meias de Seda", ambos de 🌝 1957.

O Instituto Americano de Cinema nomeou Astaire a quinta maior estrela masculina do cinema clássico de Hollywood.[4][5]

Gene Kelly, outra estrela 🌝 renomada, disse que "a história da dança no cinema começa com Astaire".

Mais tarde, ele afirmou que Astaire era "o único 🌝 dos dançarinos de hoje que será lembrado.

"[6] Além do cinema e da televisão, muitos dançarinos e coreógrafos, incluindo Rudolf Nureyev, 🌝 Sammy Davis Jr.

, Michael Jackson, Gregory Hines, Mikhail Baryshnikov, George Balanchine, Jerome Robbins, Madhuri Dixit e Bob Fosse, que consideravam 🌝 Astaire um "ídolo", também reconheceram ganhar dinheiro no casino influência.

Fred e ganhar dinheiro no casino irmã Adele Astaire em 1906.

Fred Astaire nasceu Frederick Austerlitz em 10 🌝 de maio de 1899 em Omaha, Nebraska, nos Estados Unidos, filho de Johanna "Ann" Austerlitz (nascida Geilus; 1878–1975)[7] e Friedrich 🌝 "Fritz" Emanuel Austerlitz (1868–1923).

[1][8][9] A mãe de Astaire nasceu nos Estados Unidos, filha de imigrantes alemães luteranos, da Prússia Oriental 🌝 e da Alsácia.

O pai de Astaire nasceu em Linz, na Áustria, filho de pais judeus que haviam se convertido ao 🌝 catolicismo romano.[1][10][11][12]

O pai de Astaire, "Fritz" Austerlitz, chegou em Nova Iorque aos 25 anos, em 26 de outubro de 1893, 🌝 na Ilha Ellis.

"Fritz" esperava encontrar trabalho no ramo cervejeiro e mudou-se para Omaha, estado de Nebraska, onde conseguiu um emprego 🌝 na cervejaria "Storz Brewing Company".

A mãe de Astaire sonhava em escapar de Omaha com o talento de seus filhos, depois 🌝 que a irmã de Astaire, Adele Astaire, revelou-se uma dançarina e cantora instintiva desde muito cedo em ganhar dinheiro no casino infância.

Johanna planejou 🌝 um "número de irmão e irmã", que era comum no vaudeville na época, para seus dois filhos.

Embora Fred tenha recusado 🌝 as aulas de dança a princípio, ele facilmente imitava os passos de dança de ganhar dinheiro no casino irmã mais velha e começou 🌝 a estudar piano, acordeão e clarinete.

Quando o pai de repente perdeu o emprego, a família mudou-se para a Cidade de 🌝 Nova Iorque, em 1905, para lançar a carreira artística das crianças.

Eles começaram a treinar na Alviene Escola de Mestres do 🌝 Teatro e na Academia de Artes Culturais.

[13] Apesar da rivalidade de Adele e Fred, eles rapidamente reconheceram suas forças familiares: 🌝 a durabilidade dele e o maior talento dela.

A mãe de Fred e Adele sugeriu que eles mudassem seu sobrenome para 🌝 "Astaire", pois ela achava que "Austerlitz" era reminiscente da Batalha de Austerlitz.

A lenda da família atribui o sobrenome a um 🌝 tio de sobrenome "L'Astaire".[14]

Eles foram ensinados a dançar, falar e cantar em preparação para o desenvolvimento de um número.

Seu primeiro 🌝 número foi chamado de Artistas Juvenis Apresentando uma Novidade Musical Elétrica de Ponta de Pé.

Fred usava uma cartola e um 🌝 fraque no primeiro tempo e uma roupa de lagosta no segundo.

Em uma entrevista, a filha de Astaire, Ava Astaire McKenzie, 🌝 observou que muitas vezes colocavam Fred em uma cartola para fazê-lo parecer mais alto.

[15] O número cômico estreou em Keyport, 🌝 Nova Jérsei, em um "teatro experimental".

O jornal local escreveu que "os Astaires são o maior número infantil do vaudeville".[16]

Como resultado 🌝 da habilidade de vendas de seu pai, Fred e Adele rapidamente conseguiram um grande contrato e se apresentaram no famoso 🌝 Orpheum Circuit, uma cadeia de vaudeville e cinemas, no centro-oeste, no Oeste e em algumas cidades do Sul dos Estados 🌝 Unidos.

Logo Adele cresceu e ficou pelo menos sete centímetros mais alto que Fred, e os dois começaram a parecer incongruentes.

A 🌝 família decidiu fazer uma pausa de dois anos do show business, deixar o tempo seguir seu curso e evitar problemas 🌝 com a Gerry Society, a Sociedade de Nova Iorque para a Prevenção da Crueldade às Crianças, e com as leis 🌝 de trabalho infantil da época.

Em 1912, Fred se tornou episcopal.

A carreira dos irmãos Astaire recomeçou com fortunas mistas, embora com 🌝 habilidade e aperfeiçoamento cada vez maiores, à medida que começaram a incorporar o sapateado em suas coreografias.

A dança de Astaire 🌝 foi inspirada por Bill "Bojangles" Robinson e John "Bubbles" Sublett.

Do dançarino de vaudeville Aurelio Coccia, eles aprenderam o tango, a 🌝 valsa e outras danças de salão popularizadas por Vernon e Irene Castle.

Algumas fontes afirmam que os irmãos Astaire apareceram em 🌝 um filme de 1915 intitulado Fanchon, o Grilo, estrelado por Mary Pickford, mas os Astaires sempre negaram isso.

Aos 14 anos, 🌝 Fred havia assumido as responsabilidades musicais da dupla.

Ele conheceu George Gershwin, que trabalhava como compositor para a editora musical de 🌝 Jerome H.Remick, em 1916.

Fred já estava procurando por novas ideias de música e dança.

Seu encontro casual afetou profundamente as carreiras 🌝 de ambos os artistas.

Astaire estava sempre à procura de novos passos de dança no Circuit e começava a demonstrar ganhar dinheiro no casino 🌝 busca incessante por novidade e perfeição.

1917-1933: Carreira no palco na Broadway e em Londres [ editar | editar código-fonte ]

Fred 🌝 e Adele Astaire em 1921.

Os Astaires estrearam na Broadway em 1917 com "Over the Top", uma sátira patriótica, e, na 🌝 época, se apresentaram também para as tropas americanas e aliadas.

Eles seguiram com vários outros shows.

De seu trabalho em "The Passing 🌝 Show of 1918", o jornalista Heywood Broun escreveu: "Em uma noite em que houve uma abundância de boa dança, Fred 🌝 Astaire se destacou ...

Ele e ganhar dinheiro no casino parceira, Adele Astaire, fizeram o show fazer uma pausa mais cedo à noite com 🌝 uma bela dança de pernas soltas".

O brilho e o humor de Adele atraíram grande parte da atenção, em parte devido 🌝 à preparação cuidadosa de Fred e à ganhar dinheiro no casino coreografia de apoio.

Ela ainda definia o tom do ato deles.

Mas a essa 🌝 altura, a habilidade de dança de Astaire começava a ofuscar a de ganhar dinheiro no casino irmã.

Durante a década de 1920, Fred e 🌝 Adele apareceram na Broadway e nos palcos de West End.

Em shows como "The Bunch and Judy" (1922), de Jerome Kern, 🌝 "Lady, Be Good" (1924), de George e Ira Gershwin, "Funny Face" (1927) e, mais tarde, em "The Band Wagon" (1931), 🌝 eles ganharam aclamação popular com a platéia do teatro em ambos os lados do Atlântico.

Nessa época, o sapateado de Astaire 🌝 já era reconhecido como um dos melhores.

Por exemplo, Robert Benchley escreveu em 1930: "Não acho que vou mergulhar a nação 🌝 na guerra, afirmando que Fred é o maior dançarino de sapateado do mundo."

Após o encerramento de "Funny Face", os Astaires 🌝 foram a Hollywood para um teste de tela (agora perdido) na Paramount Pictures, mas a Paramount os considerou inadequados para 🌝 filmes.

Eles se separaram em 1932, quando Adele casou-se com seu primeiro marido, Lord Charles Cavendish, segundo filho de Victor, Duque 🌝 de Devonshire.

Fred veio a alcançar sucesso sozinho na Broadway e em Londres com "Gay Divorce" (mais tarde transformado em filme), 🌝 enquanto considerava ofertas de Hollywood.

O fim da parceria foi traumático para Astaire, mas estimulou-o a expandir seu alcance.

Livre das restrições 🌝 irmão-irmã da antiga dupla, e trabalhando com a nova parceira, Claire Luce, Fred criou uma dança romântica para a canção 🌝 "Night and Day", de Cole Porter, que fora escrita para "Gay Divorce".

Luce afirmou que ela teve que encorajá-lo a tomar 🌝 uma abordagem mais romântica: "Vamos lá, Fred, eu não sou ganhar dinheiro no casino irmã, você sabe".

O sucesso da peça teatral foi creditado 🌝 a este número, e quando recriado no filme "A Alegre Divorciada" (1934), a versão cinematográfica da peça, ele inaugurou uma 🌝 nova era na dança filmada.

Recentemente, filmagens feitas por Fred Stone de Astaire se apresentando em "Gay Divorce", com a sucessora 🌝 de Luce, Dorothy Stone, em Nova Iorque, no ano de 1933, foram descobertas pela dançarina e historiadora Betsy Baytos, e 🌝 agora representa a mais antiga filmagem conhecida de Astaire.

1933-1939: Astaire e Rogers na RKO [ editar | editar código-fonte ]

De 🌝 acordo com o folclore de Hollywood, um relatório de teste de tela sobre Astaire para a RKO Radio Pictures, agora 🌝 perdido junto com o teste, dizia: "Não sabe cantar.Não sabe atuar.Ficando calvo.

Sabe dançar um pouco".

O produtor dos filmes Astaire-Rogers, Pandro 🌝 S.

Berman, alegou que nunca tinha ouvido a história nos anos 1930 e que ela só surgiu anos depois.

Astaire mais tarde 🌝 esclareceu, insistindo que o relatório dizia: "Não sabe atuar.Levemente calvo.Também dança".

De qualquer forma, o teste foi claramente decepcionante, e David 🌝 O.

Selznick, que contratara Astaire para a RKO e encomendara o teste, declarou em um memorando: "Estou incerto sobre o homem, 🌝 mas eu sinto, apesar de suas orelhas enormes e linha de queixo ruim, que seu charme é tão tremendo que 🌝 sobressai até mesmo nesse miserável teste".

No entanto, isso não afetou os planos da RKO para Astaire.

Eles o emprestaram por alguns 🌝 dias para a MGM, em 1933, para a ganhar dinheiro no casino estreia em Hollywood, no filme musical de sucesso "Amor de Dançarina".

No 🌝 filme, ele apareceu como ele mesmo, dançando com Joan Crawford.

Em seu retorno à RKO, ele foi o quinto nome nos 🌝 créditos, logo atrás do quarto nome, Ginger Rogers, no filme de 1933 estrelado por Dolores del Río, "Voando Para o 🌝 Rio".

Em uma crítica, a revista Variety atribuiu o enorme sucesso do filme à presença da Astaire:

"O ponto principal de 'Voando 🌝 Para o Rio' é a promessa do cinema, Fred Astaire ...

Ele certamente é uma aposta depois dessa, porque é claramente 🌝 simpático na tela, o microfone é gentil com ganhar dinheiro no casino voz e como dançarino ele se encontra em um nível próprio.

A 🌝 última observação não será novidade para a profissão, que admitiu há muito tempo que Astaire começa a dançar onde os 🌝 outros param de andar".

Já tendo sido ligado à ganhar dinheiro no casino irmã Adele no palco, Astaire, inicialmente, estava muito relutante em se 🌝 tornar parte de outra dupla de dança.

Ele escreveu ao seu agente: "Eu não me importo de fazer outro filme com 🌝 ela, mas quanto a essa ideia de 'dupla', está 'fora!' Acabei de terminar uma parceria e não tenho interesse em 🌝 formar outra".

No entanto, ele foi persuadido pelo aparente apelo público da dupla Astaire-Rogers.

A parceria, e a coreografia de Astaire e 🌝 Hermes Pan, ajudaram a tornar a dança um elemento importante dos filmes musicais de Hollywood.

Astaire revolucionou a dança no cinema 🌝 ao ter total autonomia sobre ganhar dinheiro no casino apresentação.

Ele é creditado por duas inovações importantes nos primeiros filmes musicais.

Primeiro, ele insistiu que 🌝 uma câmera monotrilho filmasse de perto uma coreografia de dança no menor número de tomadas possíveis, normalmente de apenas quatro 🌝 a oito cortes, mostrando os dançarinos por inteiro todo o tempo.

Isso dava a ilusão de uma câmera quase estacionária filmando 🌝 uma dança inteira em uma única tomada.

Astaire ficou famoso pela frase: "Ou a câmera dança, ou eu danço".

Astaire manteve essa 🌝 política de "The Gay Divorcee", em 1934, até seu último filme musical, "O Caminho do Arco-íris", de 1968, quando o 🌝 diretor Francis Ford Coppola rejeitou ganhar dinheiro no casino exigência.

O estilo de sequências de dança de Astaire permitiu que o espectador acompanhasse os 🌝 dançarinos e a coreografia em ganhar dinheiro no casino totalidade.

Este estilo diferia notavelmente daqueles nos musicais de Busby Berkeley.

As sequências desses musicais eram 🌝 preenchidas com tomadas aéreas extravagantes, dezenas de cortes de tomadas rápidas e zooms em áreas do corpo, como braços ou 🌝 pernas.

A segunda inovação de Astaire envolveu o contexto da dança; ele era irredutível de que todas as coreografias de música 🌝 e dança fossem parte integrante do enredo do filme.

Em vez de usar a dança como um espetáculo, como Busby Berkeley 🌝 fazia, Astaire usou-a para levar o enredo adiante.

Tipicamente, um filme de Astaire incluía pelo menos três danças padrão.

Uma era uma 🌝 performance solo de Astaire, que ele chamava de seu "golpe solo".

Outra era uma coreografia de dança cômica, em parceria, e 🌝 finalmente, ele incluía uma coreografia de dança romântica, também em parceria.

Avaliação da parceria com Rogers [ editar | editar código-fonte 🌝 ]

Os comentaristas de dança Arlene Croce, Hannah Hyam, e John Mueller consideram que Rogers foi a maior parceira de dança 🌝 de Astaire, opinião esta compartilhada também por Hermes Pan e Stanley Donen.

A crítica cinematográfica Pauline Kael adota uma postura mais 🌝 neutra, enquanto que o crítico de cinema da revista Time, Richard Schickel, escreve: "A nostalgia em torno de Rogers-Astaire tende 🌝 a alvejar outras parceiras".

Mueller resume as habilidades de Rogers da seguinte forma:

"Rogers foi excepcional entre as parceiras de Astaire, não 🌝 porque ela era superior às outras como dançarina, mas porque, como uma atriz habilidosa e intuitiva, ela era cautelosa o 🌝 bastante para perceber que a atuação não parava quando a dança começava ...

A razão de tantas mulheres fantasiarem em dançar 🌝 com Fred Astaire é que Ginger Rogers dava a impressão de que dançar com ele é a experiência mais emocionante 🌝 que se possa imaginar".

De acordo com Astaire, "Ginger nunca tinha dançado com um parceiro antes de "Flying Down to Rio".

Ela 🌝 fingiu muitíssimo.

Ela não sabia sapatear e não sabia fazer isso e aquilo ...

Mas Ginger tinha estilo e talento, e melhorou 🌝 com o tempo.

Ela ficou tão boa que depois de um tempo todo mundo que dançava comigo parecia errado".Na p.

162 de 🌝 seu livro "Ginger: Salute to a Star", o escritor Dick Richards cita Astaire dizendo a Raymond Rohauer, curador da Galeria 🌝 de Arte Moderna de Nova Iorque, "Ginger foi brilhantemente eficaz.

Ela fez tudo funcionar para ela.

Na verdade, ela tornou as coisas 🌝 muito boas para nós dois, e merece a maior parte do crédito pelo nosso sucesso".

Rogers descreveu os padrões intransigentes de 🌝 Astaire, estendendo-se a toda a produção: "Às vezes ele pensa em uma nova fala de diálogo ou um novo ângulo 🌝 para a história ...

Eles nunca sabem a que horas da noite ele vai ligar e começar a falar entusiasticamente sobre 🌝 uma nova ideia ...

Nada de vadiar no trabalho em um filme com Astaire, e nada de fazer pelas coxas".

Apesar de 🌝 seu sucesso, Astaire não estava disposto a ter ganhar dinheiro no casino carreira vinculada exclusivamente a uma parceria.

Ele negociou com a RKO para 🌝 estrelar sozinho em "Cativa e Cativante", (1937), com uma inexperiente e não dançante Joan Fontaine, o qual não obteve sucesso.

Ele 🌝 voltou a fazer mais dois filmes com Rogers, "Dance Comigo" (1938) e "A História de Vernon e Irene Castle" (1939).

Embora 🌝 ambos os filmes tenham faturado respeitáveis rendimentos brutos, ambos perderam dinheiro por causa do aumento dos custos de produção, e 🌝 Astaire deixou a RKO, depois de ser rotulado como "veneno de bilheteria" pelo Independent Film Journal.

Astaire se reuniu com Rogers 🌝 em 1949, na MGM, para ganhar dinheiro no casino apresentação final juntos, em "Ciúme, Sinal de Amor", o único de seus filmes juntos 🌝 a ser filmado em technicolor.

Uma certa comoção foi causada quando perguntaram a Astaire, anos depois, quem era ganhar dinheiro no casino parceira de 🌝 dança favorita.

O palpite era que o nome de Rogers seria a resposta dada por ele, que tentou não responder à 🌝 pergunta, mas depois admitiu que era Rita Hayworth.

Astaire disse: "Tudo bem, eu vou te dar um nome, mas se você 🌝 deixar escapar, eu vou jurar que menti.Foi Rita Hayworth".[3]

Astaire deixou a RKO em 1939 para se tornar freelancer e buscar 🌝 novas oportunidades cinematográficas, com resultados mistos, embora geralmente bem-sucedidos.

Durante esse período, Astaire continuou a valorizar a sugestão de colaboradores coreográficos.

Ao 🌝 contrário da década de 1930, quando trabalhou quase exclusivamente com Hermes Pan, ele aproveitou o talento de outros coreógrafos para 🌝 inovar continuamente.

Sua primeira parceira de dança pós-Ginger foi a temível Eleanor Powell, considerada a mais excepcional sapateadora de ganhar dinheiro no casino geração.

Eles 🌝 estrelaram em "Melodia da Broadway", na qual fizeram uma célebre e prolongada coreografia de dança para a canção "Begin the 🌝 Beguine", de Cole Porter.

Em ganhar dinheiro no casino autobiografia, "Steps in Time", Astaire observou: "Ela mandava ver como um homem, nada de algo 🌝 rápido de menininha com Ellie.

Ela realmente mandava ver no sapateado num nível que era só dela".

Ele atuou ao lado de 🌝 Bing Crosby em "Duas Semanas de Prazer" (1942), e depois em "Romance Inacabado" (1946).

Mas, apesar do enorme sucesso financeiro de 🌝 ambos, ele teria ficado insatisfeito com papéis em que perdia a garota para Crosby.

O primeiro filme é memorável por ganhar dinheiro no casino 🌝 virtuosa dança solo para a canção "Let's Say it with Firecrackers".

O último filme continha a canção "Puttin' On the Ritz", 🌝 uma inovadora canção e coreografia de dança indelevelmente associada a ele.

Outras parcerias durante este período incluíram Paulette Goddard, em "Amor 🌝 da Minha Vida" (1940), no qual ele conduziu dançando a orquestra de Artie Shaw.

Astaire fez dois filmes com Rita Hayworth.

O 🌝 primeiro filme, "Ao Compasso do Amor" (1941), catapultou Hayworth para o estrelato.

No filme, Astaire integrou pela terceira vez passos de 🌝 dança latino-americana em seu estilo (a primeira foi com Ginger Rogers no número "The Carioca", do filme "Flying Down to 🌝 Rio" (1933), e o segundo, novamente com Rogers, foi a dança "Dengozo", no filme "The Story of Vernon and Irene 🌝 Castle", de 1939.).

Seu segundo filme com Hayworth, "Bonita Como Nunca" (1942), foi igualmente bem-sucedido.

Ele continha um dueto na canção "I'm 🌝 Old Fashioned", de Kern, que se tornou a peça central do tributo ao ator, feito por Jerome Robbins e apresentado 🌝 pelo Balé da Cidade de Nova Iorque, em 1983.

Em seguida, ele contracenou ao lado de Joan Leslie, na época com 🌝 dezessete anos, no drama de guerra, "Tudo Por Ti" (1943).

Nele, apresentou a canção "One For My Baby", de Arlen e 🌝 Mercer, enquanto dançava em um balcão de bar, em uma coreografia sombria e problemática.

Astaire coreografou esse filme sozinho e obteve 🌝 um sucesso modesto nas bilheterias.

Isso representou uma mudança notável para Astaire de ganhar dinheiro no casino habitual persona no cinema, charmoso, feliz e 🌝 sortudo, e confundiu os críticos contemporâneos.

Sua próxima parceira, Lucille Bremer, participou de duas luxuosos produções, ambas dirigidas por Vincente Minnelli.

O 🌝 filme "Yolanda and the Thief" ("Yolanda e o Ladrão"), de 1945, apresentou um balé surrealista de vanguarda.

Na comédia musical "Ziegfeld 🌝 Follies" (1945), Astaire dançou a canção "The Babbit and the Bromide", de Gershwin, ao lado de Gene Kelly.

A mesma música 🌝 que Astaire havia apresentado com ganhar dinheiro no casino irmã Adele em 1927.

Enquanto "Follies" foi um sucesso, "Yolanda" fracassou nas bilheterias.

Sempre inseguro e 🌝 acreditando que ganhar dinheiro no casino carreira estava começando a declinar, Astaire surpreendeu seu público ao anunciar ganhar dinheiro no casino aposentadoria durante a produção do 🌝 filme "Blue Skies" (1946).

Ele escolheu "Puttin' On the Ritz" como ganhar dinheiro no casino dança de despedida.

Após anunciar ganhar dinheiro no casino aposentadoria, Astaire concentrou-se em 🌝 seu interesse em corridas de cavalos e, em 1947, fundou os Estúdios de Dança Fred Astaire, a qual ele vendeu 🌝 em 1966.

1948-1957: Anos produtivos na MGM e segunda aposentadoria [ editar | editar código-fonte ]

A aposentadoria de Astaire não durou 🌝 muito tempo.

Ele retornou às telas para substituir um lesionado Gene Kelly em "Desfile de Páscoa" (1948), contracenando com Judy Garland, 🌝 Ann Miller e Peter Lawford.

Ele se juntou uma última vez com Rogers (substituindo Judy Garland) em "Ciúme, Sinal de Amor" 🌝 (1949).

Ambos os filmes reviveram a popularidade de Astaire, e em 1950 ele estrelou em dois musicais.

"Três Palavrinhas", com Vera-Ellen e 🌝 Red Skelton, para a MGM, e "Nasci Para Bailar", com Betty Hutton, emprestado para a Paramount.

Enquanto "Three Little Words" foi 🌝 muito bem nas bilheterias, "Let's Dance" foi uma decepção financeira.

"Núpcias Reais" (1951), com Jane Powell e Peter Lawford, foi muito 🌝 bem-sucedido, mas "The Belle of New York" ("Ver, Gostar e Amar"), de 1952, com Vera-Ellen, foi um desastre de crítica 🌝 e bilheteria.

"A Roda da Fortuna" (1953), que é considerado um dos melhores musicais já feitos, recebeu ótimas críticas e atraiu 🌝 multidões.

Mas devido ao seu alto custo, o filme não obteve tanto lucro em seu primeiro lançamento.

Logo após, Astaire, como as 🌝 outras estrelas remanescentes na MGM, foi dispensado de seu contrato por causa do advento da televisão e da redução na 🌝 produção de filmes.

Em 1954, Astaire estava prestes a começar a trabalhar em um novo musical, "Papai Pernilongo" (1955), com Leslie 🌝 Caron, na 20th Century Fox, mas ganhar dinheiro no casino esposa, Phyllis, ficou doente e morreu repentinamente de câncer de pulmão.

Astaire ficou tão 🌝 desolado que queria cancelar o filme e se ofereceu para pagar os custos de produção do próprio bolso.

No entanto, Johnny 🌝 Mercer, compositor do filme, e os executivos do estúdio da Fox o convenceram de que o trabalho seria a melhor 🌝 coisa para ele.

O filme se saiu moderadamente bem nas bilheterias.

Seu próximo filme com a Paramount, "Cinderela em Paris" (1957), juntou-o 🌝 com Audrey Hepburn e Kay Thompson.

Apesar da sumptuosidade da produção e das boas críticas, o filme não conseguiu recuperar o 🌝 seu custo.

Da mesma forma, o próximo projeto de Astaire – seu último musical na MGM, "Meias de Seda" (1957), no 🌝 qual ele co-estrelou com Cyd Charisse, também perdeu dinheiro nas bilheterias.

Por fim, Astaire anunciou que estava se aposentando da dança 🌝 no cinema.

Seu legado a essa altura já era de 30 filmes musicais em 25 anos.

1957-1981: Especiais da televisão e papéis 🌝 importantes [ editar | editar código-fonte ]Astaire em 1962.

Astaire não se aposentou completamente da dança.

Ele fez uma série de quatro 🌝 especiais musicais premiados com um Prêmio Emmy para a televisão em 1958, 1959, 1960 e 1968, todos ao lado de 🌝 Barrie Chase, com quem Astaire desfrutou de um período renovado de criatividade na dança.

O primeiro desses programas, de 1958 "An 🌝 Evening with Fred Astaire" ("Uma Noite com Fred Astaire)", ganhou nove Prêmios Emmy.

Também foi notável por ser a primeira grande 🌝 transmissão a ser pré-gravada em fita de vídeo colorida.

Astaire ganhou o Emmy pela melhor performance solo de um ator.

A escolha 🌝 teve uma reação controversa porque muitos acreditavam que ganhar dinheiro no casino dança naquele programa não era o tipo de "atuação" para o 🌝 qual o prêmio foi projetado.

A certa altura, Astaire se ofereceu para devolver o prêmio, mas a Academia se recusou a 🌝 aceitá-lo.

Uma restauração do programa ganhou um Emmy técnico em 1988 para Ed Reitan, Don Kent e Dan Einstein.

Eles restauraram a 🌝 fita de vídeo original, transferindo seu conteúdo para um formato moderno e preenchendo as lacunas onde a fita havia se 🌝 deteriorado com imagens de um cinescópio.[17]

Astaire interpretou Julian Osborne, um personagem que não dança, no drama de guerra nuclear "A 🌝 Hora Final" (1959).

Foi indicado a um Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante em cinema por ganhar dinheiro no casino performance, perdendo para 🌝 Stephen Boyd, que ganhou por "Ben-Hur".

Astaire apareceu em papéis não dançantes em três outros filmes e várias séries de televisão 🌝 de 1957 a 1969.

O último grande filme musical de Astaire foi "O Caminho do Arco-Íris" (1968), dirigido por Francis Ford 🌝 Coppola.

Astaire largou ganhar dinheiro no casino gravata branca e fraque para interpretar um trapaceiro irlandês que acredita que se enterrar um pote de 🌝 ouro nas sombras da cidade de Fort Knox, o ouro multiplicará.

A parceira de dança de Astaire foi Petula Clark, que 🌝 interpretou a filha cética de seu personagem.

Ele se descreveu nervoso em cantar com ela, enquanto ela disse que estava preocupada 🌝 em dançar com ele.

O filme foi um sucesso modesto, tanto nas bilheterias quanto entre os críticos.

Astaire continuou a atuar na 🌝 década de 1970.

Ele apareceu na televisão como o pai de Alexander Mundy, personagem de Robert Wagner, em "It Takes a 🌝 Thief" ("O Rei dos Ladrões"), de 1969–70.

No filme "Inferno na Torre" (1974), dançou com Jennifer Jones e recebeu ganhar dinheiro no casino única 🌝 indicação ao Oscar, na categoria de melhor ator coadjuvante.

Ele dublou o narrador carteiro S.

D Kluger nos especiais de televisão animados 🌝 de Rankin/Bass "Santa Claus Is Comin' to Town" (1970) e "The Easter Bunny Is Comin' to Town" (1977).

Astaire também apareceu 🌝 nos dois primeiros documentários de "Era Uma Vez em Hollywood", ainda nos anos 70.

Na segunda compilação, aos setenta e seis 🌝 anos, ele executou breves sequências de dança com Kelly, suas últimas apresentações de dança em um filme musical.

No verão de 🌝 1975, ele gravou três álbuns em Londres, Attitude Dancing, They Can't Take These Away from Me, e A Couple of 🌝 Song and Dance Men, com o último sendo um álbum de duetos com Bing Crosby.

Em 1976, Astaire desempenhou um papel 🌝 coadjuvante como Daniel Hughes no filme cult "Os Incríveis Dobermans", co-estrelando com Barbara Eden e James Franciscus, e interpretou o 🌝 Dr.

Seamus Scully no filme francês "The Purple Taxi" ("Um Táxi Cor de Malva"), de 1977.

Em 1978, ele co-estrelou com Helen 🌝 Hayes no filme de televisão "A Family Upside Down" em que eles interpretaram um casal de idosos lidando com problemas 🌝 de saúde.

Astaire ganhou um Prêmio Emmy por ganhar dinheiro no casino atuação.

Fez também uma aparição bem divulgada na série de televisão de ficção-científica 🌝 "Galactica, Astronave de Combate", em 1979, como Chameleon, o possível pai de Starbuck, em "The Man with Nine Lives", um 🌝 papel escrito para ele por Donald P.Bellisario.

Astaire pediu ao seu agente que conseguisse um papel para ele em "Galactica" por 🌝 causa do interesse de seus netos na série, deixando os produtores encantados com a oportunidade de criar um episódio inteiro 🌝 para apresentá-lo.

Este episódio marcou a última vez que ele dançou na tela, neste caso com Anne Jeffreys.

Ele atuou em nove 🌝 papéis diferentes em "The Man in the Santa Claus Suit", também em 1979.

Seu trabalho final foi a adaptação de 1981 🌝 do romance de Peter Straub, "Ghost Story".

O filme de terror também foi o último para dois de seus colegas de 🌝 elenco mais proeminentes, Melvyn Douglas e Douglas Fairbanks Jr.

Sempre impecável, ele e Cary Grant eram chamados de "os atores mais 🌝 bem vestidos dos filmes americanos".

[18] Astaire permaneceu um ícone da moda masculina mesmo em seus últimos anos, evitando ganhar dinheiro no casino cartola, 🌝 gravata branca e fraque, que ele odiava.

[19] Em vez disso, ele preferia um estilo descontraído e casual de jaquetas esportivas 🌝 feitas sob medida, camisas coloridas e calças – estas últimas geralmente sustentadas pelo uso distinto de uma gravata velha ou 🌝 lenço de seda no lugar de um cinto.

Astaire casou-se com Phyllis Potter, de 25 anos, em 1933 (nascida Phyllis Livingston 🌝 Baker [1908–1954]), uma socialite nativa de Boston, ex-esposa de Eliphalet Nott Potter III (1906–1981), apesar das objeções de ganhar dinheiro no casino mãe 🌝 e irmã.

[13] A causa da morte de Phyllis foi câncer de pulmão, aos 46 anos, que encerrou 21 anos de 🌝 um casamento feliz e deixou Astaire devastado.

[20] Astaire tentou desistir do filme "Papai Pernilongo" (1955), que estava em processo de 🌝 filmagem, oferecendo-se para pagar os custos de produção até o momento, mas foi persuadido a ficar.[21]

Além do filho de Phyllis 🌝 Potter, Eliphalet IV (conhecido como Peter), os Astaires tiveram dois filhos.

O filho dos Astaires, Fred Jr.

(nascido em 1936), apareceu com 🌝 seu pai no filme "Midas Run" ("O Jogo das Barras de Ouro"), de 1969, e mais tarde tornou-se um piloto 🌝 e fazendeiro.

A filha dos Astaires, Ava Astaire (nascida em 1942) continua envolvida na promoção do legado de seu pai.

Intensamente privado, 🌝 Fred Astaire raramente era visto na cena social de Hollywood.

Em vez disso, ele dedicou seu tempo livre à família e 🌝 seus hobbies, que incluíam corridas de cavalos, tocar bateria, escrever músicas e jogar golfe.

Ele era bom amigo de David Niven, 🌝 Randolph Scott, Clark Gable e Gregory Peck.

Niven o descreveu como "um pouco tímido, sempre caloroso, com uma propensão para piadas 🌝 de colegial".

Em 1946, seu cavalo Triplicate ganhou a Hollywood Gold Cup ("Copa de Ouro de Hollywood") e San Juan Capistrano 🌝 Handicap.

Permaneceu fisicamente ativo até os oitenta anos, quando começou a praticar esqueitismo no final dos seus setenta anos e foi 🌝 premiado como membro vitalício da National Skateboard Society.

Aos setenta e oito anos, ele quebrou o pulso esquerdo enquanto andava de 🌝 skate em ganhar dinheiro no casino garagem.

[22] Também teve interesse em boxe e casos criminais.

Em 24 de junho de 1980, aos 81 anos, 🌝 casou-se pela segunda vez.

Robyn Smith era 45 anos mais nova que ele e uma jóquei que montou para Alfred Gwynne 🌝 Vanderbilt Jr.

(ela também namorou Vanderbilt na década de 1970),[23] e apareceu na capa da Sports Illustrated em 31 de julho 🌝 de 1972.[24][25]

A vida de Astaire nunca foi retratada em algum filme.

[26] Ele sempre recusou permissão para tais retratos, dizendo: "Por 🌝 mais que eles me ofereçam - e as ofertas cheguem o tempo todo - eu não vou vender".

[27] O testamento 🌝 de Astaire incluía uma cláusula solicitando que tal representação jamais ocorresse; ele comentou: "Está lá porque não tenho nenhum desejo 🌝 particular de ter minha vida mal interpretada, e é o que seria".

[28] Em 5 de dezembro de 2021, Tom Holland 🌝 anunciou que ele estaria interpretando Astaire em uma próxima cinebiografia, que atraiu críticas devido à cláusula.[29]

Túmulo de Fred Astaire, no 🌝 Parque Memorial de Oakwood.

Astaire morreu de pneumonia em 22 de junho de 1987, aos 88 anos.

Seu corpo foi sepultado no 🌝 Cemitério do Parque Nacional de Oakwood em Chatsworth, Califórnia.

[30] Um de seus últimos pedidos foi agradecer aos fãs por inúmeros 🌝 anos de apoio.

Astaire dançando nas paredes e no teto ao cantar "You're All the World", em "Núpcias Reais" (1951).

Antes de 🌝 Fred Astaire estrear no cinema, os dançarinos apareciam nos filmes apenas "em partes": os pés, as cabeças e os torsos 🌝 eram compostos na sala de edição.

Astaire, por ganhar dinheiro no casino vez, exigia ser filmado de corpo inteiro.

Para isso eram necessários longos ensaios 🌝 - certa vez chegou a três meses com dez horas diárias de trabalho, com repetições feitas passo a passo e 🌝 movimentos de câmara acompanhando a coreografia.

Em seus filmes, Astaire conseguiu dar nova emoção à dança, fosse ela banal ou repleta 🌝 de tragicidade.

Sua interpretação enriquecia-se pelo que James Cagney chamava de "o toque do vagabundo".

Sempre trajado a rigor, seu charme tornou-se 🌝 lendário.

Michael Kidd, co-coreógrafo de Astaire no filme "A Roda da Fortuna", de 1953, descobriu que ganhar dinheiro no casino própria preocupação com a 🌝 motivação emocional por trás da dança não era compartilhada por Astaire.

Kidd mais tarde contou: "A técnica era importante para ele.

Ele 🌝 dizia: 'Vamos fazer os passos.

Vamos adicionar os looks depois.'"[31]

Embora ele se visse principalmente como um artista, ganhar dinheiro no casino arte ganhou a 🌝 admiração de outros dançarinos do século XX, como Gene Kelly, George Balanchine, os Nicholas Brothers, Mikhail Baryshnikov, Margot Fonteyn, Bob 🌝 Fosse, Gregory Hines, Rudolf Nureyev, Michael Jackson, e Bill Robinson.

Balanchine o comparou com Bach, descrevendo-o como "o mais interessante, o 🌝 mais inventivo, o mais elegante dançarino de nossos tempos", enquanto para Baryshnikov ele era "um gênio ...

um dançarino clássico como 🌝 eu nunca vi na minha vida".

"Nenhum dançarino pode assistir Fred Astaire e não saber que todos nós deveríamos estar em 🌝 outro negócio", ele concluiu.

Prêmios, honras e tributos [ editar | editar código-fonte ]

Mãos e pegadas de Astaire no Teatro Chinês 🌝 de Grauman.

Placa homenageando Astaire em Lismore, Waterford, Irlanda.

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