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Resumo:

ª novela exibida pela emissora desde a retomada da dramaturgia em 2004, sendo também a sétima novela das dez.

Foi escrita 💯 por Cristianne Fridman, com a colaboração de Camilo Pellegrini, Jussara Fazolo, Aline Garbati, Carla Piske e Alexandre Teixeira, tendo a 💯 direção geral de Alexandre Avancini e a direção de criação de Alexandre Boury, Viviane Jundi, Hamsa Wood e Arme Manente.

Em 💯 Portugal, a novela foi exibida entre 2 de janeiro e 17 de dezembro de 2012 pelo canal RTP1.[5]

Contou com as 💯 atuações de Guilherme Berenguer, Julianne Trevisol, Thaís Fersoza, Beth Goulart, Lucinha Lins, Luiz Guilherme, Betty Lago e Denise Del Vecchio.[2][6]

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Blaise Pascal

A Aposta de Pascal é uma proposta argumentativa de filosofia apologética criada pelo filósofo, matemático e físico francês do 💱 século XVII Blaise Pascal.

Ela postula que há mais a ser ganho pela suposição da existência de Deus do que pela 💱 não existência de Deus, que uma pessoa racional deveria viver a ganhar nos dois tempos betfair vida de acordo com a perspectiva de que 💱 Deus existe, mesmo que seja impossível para a razão nos afirmar tal.

Pascal formula esta aposta de um ponto de vista 💱 cristão, e foi publicado na seção 233 do seu livro póstumo Pensées (Pensamentos).

Historicamente, foi um trabalho pioneiro no campo da 💱 teoria das probabilidades, marcou o primeiro uso formal da teoria da decisão, e antecipou filosofias futuras como o existencialismo, pragmatismo 💱 e voluntarismo.[1]

Este argumento tem o formato que se segue:[2]

se acreditar em Deus e estiver certo, terei um ganho infinito;

se acreditar 💱 em Deus e estiver errado, terei uma perda finita;

se não acreditar em Deus e estiver certo, terei um ganho finito;

se 💱 não acreditar em Deus e estiver errado, terei uma perda infinita.

Incapacidade de acreditar [ editar | editar código-fonte ]

Pascal referenciou 💱 a dificuldade que temos em diferenciar a razão e o processo de "racionalidade", pondo em contraste com a ação de 💱 genuinamente acreditar em algo, propondo que: " atuar como se [alguém) acreditasse" pode "curar (alguém) de não acreditar".

Mas ao menos 💱 reconheça ganhar nos dois tempos betfair incapacidade de acreditar, já que a razão te trouxe a isto, e você não consegue acreditar.

Esforce-se para convencer 💱 a si mesmo, não através de mais provas de Deus, mas pela redução de suas paixões.

Você gostaria de ter fé, 💱 mas não sabe o caminho; você quer se curar da descrença, e pede um remédio para isto.

Aprenda com aqueles que 💱 estiveram presos como você, e que agora apostam todas as suas posses.

Existem pessoas que sabem o caminho que você vai 💱 seguir, e que se curaram de todas as doenças que você ainda será curado.

Siga o caminho através do qual começamos; 💱 agindo como se acreditasse, recebendo a água benta, assistindo missas, etc.

Até mesmo isto vai te fazer acreditar naturalmente, e acabar 💱 com ganhar nos dois tempos betfair resistência.

[ 2 ] Tradução por Rafael S.T.

Vieira Pensées Secão III nota 233, página 40,Tradução por Rafael S.T.Vieira

Pascal propõe 💱 que se siga um caminho que ele próprio já teria passado, e que é possível se ter autêntica fé com 💱 o exercício da mesma.

Análise através da teoria da decisão [ editar | editar código-fonte ]

As possibilidades definidas pela aposta de 💱 Pascal podem ser pensadas como uma escolha em indecisão com os valores da matriz de decisão seguinte:

Deus existe (G) Deus 💱 não existe (¬G) Acreditar (B) +∞ (ganho infinito) −1 (perda finita - 1 vida) Não acreditar (¬B) −∞ (perda infinita) 💱 +1 (ganho finito - 1 vida)

Assumindo estes valores, a opção de viver como se Deus existisse (B) supera a opção 💱 de viver como se Deus não existisse (¬B),desde que se assuma a possibilidade da existência de Deus.

Noutras palavras, o valor 💱 esperado de se escolher B é maior ou igual àquele de escolher ¬B.

A perspectiva do ganho infinito é suficiente para 💱 Pascal fazer seu ponto, como ele afirma:...

Mas existe aqui uma infinidade em uma vida infinitamente feliz a se ganhar, uma 💱 chance de ganho contra um número finito de chances de perda, e aquilo que você aposta é finito.

Tudo é dividido; 💱 aonde quer que esteja o infinito, não existe um número infinito de chances de perda contra a chance de ganho, 💱 não há tempo para hesitar, você deve apostar tudo.

[ 2 ] Tradução por Rafael S.T.

Vieira Pensées Secão III nota 233, 💱 página 39,Tradução por Rafael S.T.Vieira

De fato, de acordo com teoria da decisão, o único valor que importa na matriz acima 💱 é o +∞ (infinito não negativo).

Qualquer matriz do seguinte tipo (em que f 1 , f 2 , and f 💱 3 são todos números finitos positivos ou negativos) resultam em (B) ser a única escolha racional.

[1] Jeff Jordan argumenta que 💱 a aposta também pode ser reescrita como uma tabela de decisão sem considerar os valores infinitos,[3] e segundo Edward McClenen 💱 existem, na verdade, 4 versões diferentes para o argumento em Pensées.[3]

Deus existe (G) Deus não existe (¬G) Crença (B) +∞ 💱 f 1 Descrença (¬B) f 2 f 3

As críticas à teoria de Pascal foram constantes desde a ganhar nos dois tempos betfair primeira publicação.

Vieram 💱 de todos os cantos religiosos, aos ateístas que questionavam os "benefícios" de uma divindade que estaria para além dos limites 💱 da razão, e dos religiosos ortodoxos que tomaram desgosto á linguagem deística e agnóstica da aposta.

É criticada por não provar 💱 a existência de Deus, encorajar a acreditarmos falsamente, e escala o problema de qual Deus seria mais favorável venerar.

Argumento do 💱 Apelo ao Medo [ editar | editar código-fonte ]

Alguns documentos na internet argumentam que é uma falácia do tipo Argumentum 💱 ad metum (ou Argumento pelo/do medo), uma vez que ela afirma que ao não se acreditar no Deus cristão, a 💱 perda infinita implicaria ser severamente punido após a morte.

[4] Embora , o argumento é sem fundamento, pois Pascal prevê que 💱 a decisão pela crença em Deus seja uma escolha baseada em chances e não motivada pelo medo.

O argumento de Pascal 💱 não tem como objetivo provar que Deus existe ou não, mas convencer o descrente que é uma escolha razoável apostar 💱 na ganhar nos dois tempos betfair existência.

De fato, o uso do argumento do Apelo ao Medo por críticos apenas reforça a aposta de Pascal, 💱 já que este afirma em Pensées:

Os homens desprezam a religião; eles a odeiam, e temem que ela seja verdade.

Para remediar 💱 isto, nós devemos começar por mostrar que a religião é contrária a razão; que é venerável, para inspirar respeito a 💱 ela; então devemos torná-la amável, para fazer com que bons homens esperem que seja verdade.

Finalmente, devemos provar que é verdade.

[ 💱 2 ] Tradução por Rafael S.T.

Vieira Pensées Secão III nota 187 página 31,Tradução por Rafael S.T.Vieira

Segundo Jeff Jordan[5] todo o 💱 argumento de Pascal se estrutura na forma de uma aposta, uma decisão tomada em um momento de indecisão.

Ainda segundo ele, 💱 Pascal assumia que uma pessoa, apenas pela virtude de estar neste mundo, está em uma situação de aposta, e esta 💱 aposta envolve ganhar nos dois tempos betfair vida sobre a existência ou não de Deus em um mundo em que Deus pode existir ou 💱 não.

Argumento do Custo [ editar | editar código-fonte ]

Outro argumento contra o argumento de Pascal, é do Custo.

A aposta tentaria 💱 nos levar a acreditar em Deus, com o pressuposto que isto é muito vantajoso você estando certo e insignificante se 💱 estiver errado.

E o preço a pagar por crer não é insignificante, pois a pessoa pode precisar seguir líderes religiosos, seguir 💱 dogmas e tradições, e contribuir financeiramente para manter a religião.

E mesmo que uma pessoa não tenha religião, mas mantenha fé 💱 na existência de algum deus, esta fé poderá ter consequências.

Pode ser citado como exemplo o caso de Steve Jobs, que 💱 era zen-budista e acreditava na ideia do pensamento mágico, e por isso, segundo seu biógrafo,[6] tomou uma decisão errada em 💱 relação ao tratamento do seu câncer que levou a ganhar nos dois tempos betfair morte.

[7] (contudo, existe quem afirme que muitos boatos foram criados 💱 sobre ganhar nos dois tempos betfair morte, e que ele recebia tratamento para ganhar nos dois tempos betfair doença[8]).

Outro exemplo , é da filha do ex-jogador de futebol 💱 ,Pelé, chamada Sandra Regina Machado, que se negou a receber tratamento médico, para seu câncer, pois tinha fé que ganhar nos dois tempos betfair 💱 cura seria milagrosa.

Seu médico afirmou que ganhar nos dois tempos betfair cura era garantida se ela mantivesse o tratamento, mas ganhar nos dois tempos betfair escolha por uma 💱 cura pel fé a levou a óbito.

[9] Bob Marley deixou de amputar seu dedo do pé com câncer devido a 💱 ganhar nos dois tempos betfair religião, Rastafari, pois acreditava que o corpo é um templo que ninguém pode modificar.

O câncer se espalhou e o 💱 levou a morte.[2]

O custo, contudo, de viver-se acreditando em Deus não é considerado na aposta, pois o objeto de aposta 💱 é a ganhar nos dois tempos betfair vida.

Quando Pascal fala em custo zero em ganhar nos dois tempos betfair aposta, ele se refere ao custo referente a felicidade 💱 (entre outros custos específicos que ele cita e lida) na nota 233: "E quanto a ganhar nos dois tempos betfair felicidade? Vamos pesar o 💱 ganho e perda em apostar que Deus existe.

Vamos estimar essas possibilidades.

Se você ganhar, você ganha tudo; se perder, você não 💱 perde nada" E ao final de seu discurso na nota 233 ainda afirma:

-Agora, que danos podem cair sobre você ao 💱 escolher seu lado?...

eu argumentaria que você irá ganhar nesta vida, e que cada passo nesta estrada, você terá cada vez 💱 mais certeza do ganho, e muito mais ainda do vazio do que você aposta, que você irá ao menos reconhecer 💱 que você apostou por algo certo e infinito, pelo qual você não precisou entregar nada.

Pensées Seção III nota 233, página 💱 40, Tradução por Rafael S.T.Vieira

O erro de Pascal neste argumento, é que não existe nenhum vestígio de que a intensidade 💱 da felicidade seja menor entre os que não acreditam na existência de Deus.

Pode-se perceber que em ganhar nos dois tempos betfair aposta, supõe-se que 💱 o ganho infinito de apostar em Deus supera qualquer custo que possa existir em vida.

Pascal ainda argumenta que quanto mais 💱 se dedica crer em Deus, menos se enxerga valor nos objetos do mundo, que são passageiros e portanto o custo 💱 se torna insignificante.

Argumento dos Vários Deuses [ editar | editar código-fonte ]

Um dos argumentos usados contra Pascal é a objeção 💱 dos Vários Deuses, e implica que o argumento de Pascal usa da falsa dicotomia, quando reconhece a existência de apenas 💱 duas opções, acreditar ou não no deus cristão - ignorando, porém, que existem milhares de outros sistemas de crenças a 💱 serem considerados como existentes ou não.

A crença no deus errado, de acordo com as religiões religiões do tipo monoteístas do 💱 Oriente Médio (Islã, Cristianismo, Judaísmo), é punida da pior maneira possível, segundo as escrituras religiosas destas mesmas crenças.

Outro fato que 💱 se considera, é a existência de "deuses não-documentados" com propriedades bem diferentes do que as estipuladas pelas Escrituras, também: onipresença, 💱 onisciência, onipotência, benevolência etc.

Portanto, as chances de acertar, acreditando no Deus judaico-cristão como sendo o verdadeiro, são muito menores do 💱 que o estipulado por Blaise Pascal, que é de 50%.

Se devidamente calculado a probabilidade fica próximo a 0%.

Em seu Pensée 💱 226,[10] Pascal não se aprofundou no assunto, dizendo que aqueles que argumentam sobre este ponto são céticos que se recusam 💱 a buscar a verdade e se contentam em ficar de olhos fechados.

Jeff Jordan vai além, defendendo que não há como 💱 formular a objeção dos Vários Deuses de forma a realmente refutar o argumento de Pascal.

[11] Robert Peterson argumenta que esta 💱 objeção quando colocada no contexto da Aposta de Pascal se torna vazia, pois considera apenas 5 páginas de Pensées (com 💱 a aposta) e esquece o restante das quase 300 páginas do livro (o número de páginas varia de acordo com 💱 a tradução/edição), em que Pascal defende apenas o Deus cristão e dedica um capítulo exclusivo para falar da falsidade de 💱 outras religiões.

Jeff Jordan ainda arguiu que ao se atribuir uma probabilidade quase nula a todos os outros Deuses, a probabilidade 💱 de existência de Deus continua sendo 50% e cita o caso do lançamento de uma moeda[11]:...

Quando alguém lança uma moeda 💱 considerada justa, é possível que ela aterrise em seu meio, continue suspensa no ar, desapareça, ou qualquer outro evento bizarro 💱 aconteça.

Ainda assim, como não há nenhuma razão para acreditar que esses eventos são plausíveis, nós negligenciamos todas essas possibilidades e 💱 consideramos apenas a chance da moeda aterrisar sobre o lado da cara ou o lado da coroa Jordan, Jeff.

"The Many-Gods 💱 Objection" in Gambling On God, Tradução por Rafael S.T.Vieira

Apesar de plausível e lógico, este argumento ignora o fato de que 💱 a aposta não trata de um fenômeno observável e mensurável, como o lançamento de uma moeda.

Todos os deuses e sistemas 💱 de crenças diferentes são, por ganhar nos dois tempos betfair natureza sobrenatural, inverificáveis, tornando desonesta esta comparação, pois a possibilidade uma moeda cair sobre 💱 o lado ou desaparecer são baixíssimas, enquanto a chance de um outro deus existir é igual a chance do deus 💱 cristão existir.

Outro aspecto importante que deve ser notado durante a leitura dos Pensées sobre as falsas religiões de Pascal é 💱 que ele não submete o cristianismo ao mesmo grau de escrutínio e ceticismo com qual trata as demais religiões.

Argumento da 💱 Crença Desonesta [ editar | editar código-fonte ]

Alguns críticos argumentam que a aposta de Pascal pode ser um argumento para 💱 a Crença Desonesta.

Além disso, seria absurdo pensar que um Deus, justo e onisciente, não seria capaz de ver atrás da 💱 estratégia da parte do "crente", portanto anulando os benefícios da aposta.[12]

Já que essas críticas não estão preocupadas com a validade 💱 da aposta em si, mas com o possível resultado - uma pessoa que foi convencida pelo argumento e que ainda 💱 não consiga acreditar sinceramente -, elas são consideradas tangenciais ao argumento.

Aquilo que estes críticos estão questionando é tratado posteriormente por 💱 Pascal que oferece um conselho para o descrente que concluiu que o único método racional é apostar na existência de 💱 Deus, já que apostar não o torna um crente.

Outros críticos arguem que Pascal ignorou que o tipo de caráter epistêmico 💱 de Deus certamente valorizaria mais criaturas racionais se ele existisse.

Mais especificamente, Richard Carrier apontou uma definição alternativa de Deus que 💱 prefere que suas criaturas sejam pesquisadoras honestas e reprova os métodos da Crença Desonesta:

Suponha que exista um Deus que está 💱 nos observando e escolhendo que almas dos mortos deve trazer para o céu, e este Deus quer que apenas aqueles 💱 que são moralmente bons habitem no céu.

Ele provavelmente vai selecionar somente aqueles que fizeram um esforço significante e responsável para 💱 descobrir a verdade...

Portanto, apenas estas pessoas podem ser suficientemente morais e sinceras para merecer um lugar no paraíso - ao 💱 não ser, que Deus deseje preencher o céu com os moralmente preguiçosos, irresponsáveis ou desonestos.

The End of Pascal's Wager: Only 💱 Nontheists Go to Heaven [ 13 ]

Como já foi exibido acima, em nenhum ponto da aposta Pascal reforça a crença 💱 desonesta; Deus, sendo onisciente, não sucumbiria a um truque e, oniscientemente, recompensaria o enganador.

Ao invés disso, depois de estabelecer ganhar nos dois tempos betfair 💱 aposta, Pascal refere-se a uma pessoa hipotética que já pesou irracionalmente a crença em Deus através da aposta e está 💱 convencido da possibilidade, mas ainda não conseguiu acreditar.

De novo, como notado acima, Pascal oferece uma maneira de escapar do sentimento 💱 que o compele a não crer em Deus depois que a validade da aposta tenha sido firmada.

Este caminho é através 💱 da disciplina espiritual, estudo e comunidade.

Em termos práticos, portanto, o cenário alternativo em que Deus valoriza apenas a crença racional 💱 e dúvida honesta que é proposta por Carrier e outros críticos não é realmente diferente do argumento de Pascal.

Na verdade, 💱 Pascal é bastante incisivo em ganhar nos dois tempos betfair crítica contra pessoas que são apáticas sobre considerar o problema da existência de Deus.

Agentes chegam à sede da Polícia Federal no DF com material apreendido ontem na Operação Monte Carlo, desencadeada em cinco ♣️ estados (foto: Lula Marques/Folhapress )

Brasília – Uma ação da Polícia Federal realizada nessa quarta-feira em quatro estados e no Distrito ♣️ Federal colocou fim a um esquema de corrupção e de exploração de caça-níqueis que tinha à frente Carlos Augusto Ramos, ♣️ o Carlinhos Cachoeira.

Ele ficou conhecido em 2004, quando acusou o ex-subchefe da Casa Civil Waldomiro Diniz de ter recebido dinheiro ♣️ quando era dirigente da Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj).

O esquema, segundo a PF e o Ministério Público, ♣️ já durava 17 anos e contava com a colaboração de policiais federais, civis e militares, além de outros servidores públicos.

Dos ♣️ 35 mandados de prisão expedidos pela Justiça de Goiás, 31 já haviam sido cumpridos até a noite, na Operação Monte ♣️ Carlo – alusão a uma das localidades do Principado de Mônaco, onde existem dezenas de cassinos.


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