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Os esportes de precisão constituem uma categoria de esportes cujo principal objetivo é acertar um alvo a partir do lançamento 🍐 de um determinado objeto.
Algumas características destes esportes são:
Existem dois tipos de alvos: o estático , que é fixo, e o 🍐 móvel , que se desloca durante a partida.
, que é fixo, e o , que se desloca durante a partida.
Quanto 🍐 ao número de jogadores, podem ser individuais , como a sinuca ou o tiro com arco, ou coletivos , como 🍐 o curling.
, como a sinuca ou o tiro com arco, ou , como o curling.
Nos esportes de precisão, as competências 🍐 fundamentais são a concentração e, sobretudo, a pontaria.
Exemplos de esportes de precisão1.Bocha
Existem evidências históricas de que modalidades semelhantes à bocha 🍐 seriam praticadas há vários milênios no Egito, Grécia e Turquia.
A forma da bocha como a conhecemos hoje desenvolveu-se na Itália, 🍐 onde foi criada, em 1983, a principal entidade organizadora do esporte, a Confederazione Boccistica Internazionale (CBI).
O esporte consiste em jogar 🍐 as bochas (bolas) o mais próximo possível de um bolim (bola pequena) lançada previamente na cancha (quadra).
O adversário, por seu 🍐 turno, deve tentar arremessar suas bolas ainda mais perto do bolim ou remover as bolas dos seus oponentes.
Vence o set 🍐 (partida) quem tiver a bola mais próxima ao bolim.
O esporte pode ser praticado individualmente ou por equipes com até quatro 🍐 jogadores.
Cada jogador ou equipe tem direito a quatro bochas por partida.
As canchas devem apresentar aproximadamente 30 metros de comprimento e 🍐 quatro de largura.
2.Boliche
O boliche surgiu no século III, na Alemanha.
No entanto, existem indícios de que modalidades esportivas muito semelhantes seriam 🍐 praticadas há aproximadamente sete mil anos no Egito e na Polinésia.
As regras atuais do boliche foram criadas em 1887, nos 🍐 EUA, com a formação da National Bowling Association (NBA).
A dinâmica do esporte consiste em arremessar uma bola sobre uma pista 🍐 para derrubar dez pinos alinhados em forma de triângulo na casa de aposta melhor extremidade.
Uma partida dura dez frames (rodadas) compostos por duas 🍐 jogadas.
Quando todos os pinos são derrubados, ocorre o strike, que vale dez pontos.
Se o strike acontecer na primeira jogada do 🍐 frame, o jogador ganha o direito de jogar mais duas bolas.
Vence o jogador ou equipe que derrubar mais pinos no 🍐 final da partida.
Em meados do século passado, com o desenvolvimento das pistas mecânicas automatizadas e a transformação dos espaços destinados 🍐 à prática esportiva em verdadeiros centros de entretenimento, o boliche viveu seu apogeu, transformando-se num esporte competitivo e recreativo de 🍐 massas nos EUA.
3.Cornhole
O Cornhole ("buraco do milho" em português), também conhecido como Bag ("saco") ou "Jogo do saco de feijão" 🍐 é um esporte de precisão surgido no século XIX nos EUA.
Muito popular na região Centro-Oeste estadunidense, o esporte costuma ser 🍐 praticado recreativa e competitivamente em diversos espaços, como em parques, bares e universidades.
O jogo é praticado individualmente ou em duplas.
Cada 🍐 equipe ou jogador tem direito a quatro sacos de 440g em cores diferentes, recheados com feijão ou milho, que devem 🍐 ser lançados, alternadamente, em uma plataforma de madeira (top board) com um buraco.
A distância da linha de lançamento até a 🍐 plataforma pode variar entre oito e dez metros, conforme a competição.
Os sacos que atingirem a plataforma e permanecerem sobre ela 🍐 ganham um ponto.
Os sacos que não atingirem o top board não marcam pontos.
Os sacos que passarem pelo buraco recebem três 🍐 pontos.
O competidor também pode, em seu lançamento, derrubar da plataforma o saco do adversário, impedindo-o de marcar pontos.
Vence a partida 🍐 a equipe ou jogador que primeiro atingir a marca de 21 pontos.
4.Croquet
O croquet foi inventado por volta de 1830 na 🍐 Irlanda, inspirado no golfe.
Ao longo do século XIX, foi um dos jogos recreativos prediletos da aristocracia inglesa, espalhando-se pelas colônias 🍐 britânicas.
Seu momento de maior notoriedade ocorreu em 1900, quando foi incluído entre as modalidades olímpicas dos Jogos de 1900, em 🍐 Paris, o que não voltou a se repetir.
O jogo, que pode ser disputado por duplas, trios ou equipes com até 🍐 seis jogadores, consiste em golpear uma bola com um taco, de modo a conduzi-la por debaixo dos arcos espalhados pelo 🍐 campo com o menor número de tacadas possível.
Atrás do primeiro arco e na frente do último, é colocada uma estaca, 🍐 que também deve ser tocada com a bola.
Uma vez atingida a estaca, o jogador deve retomar o circuito dos arcos 🍐 na direção oposta.
Os nove arcos são dispostos em forma de diamante duplo em um campo geralmente gramado e sem dimensões 🍐 fixas.
A bola é feita de madeira ou material sintético e os tacos ou massas, de madeira.
5.Curling
O curling tem casa de aposta melhor origem 🍐 na Escócia, no século XVI.
Entretanto, suas regras só foram escritas e oficializadas no século XIX, em 1838.
O esporte foi apresentado 🍐 ao mundo pelos escoceses durante as Olimpíadas de Inverno de 1924, em Chamonix, França.
O jogo é disputado por dois times 🍐 com quatro jogadores cada.
Para vencer a equipe adversária, o jogador deve empurrar uma pedra de granito maciço de 20 kg, 🍐 conhecida como pedra do curling, em uma pista de gelo longa em direção a um alvo circular conhecido como house 🍐 (casa).
O meio do house é conhecido como button (botão).
Enquanto um dos jogadores lança o disco em direção ao alvo, os 🍐 outros jogadores deverão varrer a pista para que a pedra não tenha casa de aposta melhor trajetória desviada pelos pebbles (gotículas de água 🍐 congelada na pista).
A pista de gelo tem 46 metros de comprimento e cinco metros de largura.
Cada house fica a 33 🍐 metros de distância uma da outra.
O jogo é composto por dez ends (rodadas) com um intervalo no final do quinto.
Em 🍐 um end, cada um dos quatro jogadores tem direito a lançar dois discos ao alvo.
Eles começam no hack (ponto de 🍐 partida da pista) e empurram a pedra, direcionando-a.
Os jogadores devem soltar a pedra antes da hogline.
Qualquer pedra que tocar os 🍐 limites da pista ou passar da house estará fora da partida.
Para pontuar no curling, as pedras devem chegar à house.
Também 🍐 pontua o time que tiver as pedras mais próximas do button.
Conheça mais sobre o Curling.
6.Dardos
O jogo de dardos é um 🍐 esporte de precisão surgido na Inglaterra cuja origem remonta à Idade Média.
Não há informações exatas sobre quando ou onde teria 🍐 surgido, mas costuma-se dizer que seria praticado por soldados nos intervalos das batalhas, quando treinariam a pontaria arremessando pedaços de 🍐 flechas em troncos de árvores cortados ao meio.
Ao longo dos séculos, o esporte popularizou-se, sendo praticado recreativamente em bares no 🍐 mundo inteiro, bem como em competições profissionais.
O jogo de dardos é um esporte individual.
Os dois adversários ficam separados por uma 🍐 linha (oche) a 2,37 metros do alvo circular que tentam acertar com dardos.
Uma partida é composta por legs (rodadas) que 🍐 variam de número conforme o torneio.
Em cada leg os jogadores têm direito a três arremessos.
Ambos os jogadores começam a partida 🍐 com 501 pontos.
O atleta que zerar a pontuação primeiro vence a leg.
Ganha a partida aquele que conquistar o maior número 🍐 de legs.
7.Golfe
A palavra "golfe" tem origem no inglês golf, que por seu turno deriva do alemão kolbe, que significa "taco".
O 🍐 golfe surgiu na Escócia por volta de 1400.
As condições naturais da Escócia foram fundamentais para o desenvolvimento do golfe.
Nos grandes 🍐 campos de vegetação rasteira eram feitos buracos e as bolas eram atiradas com tacos de madeira.
O golfe é um esporte 🍐 praticado junto à natureza e comumente associado às classes mais abastadas.
Desde o início o objetivo do jogo é acertar a 🍐 bola em vários buracos utilizando um taco.
Vence o jogo quem conseguir acertar todos os buracos com o menor número de 🍐 tacadas.
Atualmente, o objetivo é acertar nove ou 18 buracos.
O campo mede entre 2500 e 5000 metros quadrados e possui diferentes 🍐 situações de jogo: banco de areia, obstáculos com água (lago ou curso d'água), grama alta e grama-rasteira, rente ao chão.
Utilizam-se 🍐 diferentes tacos para os diferentes momentos do jogo.
Normalmente, um golfista leva de três a cinco tacadas para acertar um buraco.
Quando 🍐 o jogador acerta o buraco com apenas uma tacada, essa jogada é chamada de hole in one.
Trata-se de uma tacada 🍐 perfeita, muito difícil de acontecer, e por isso mesmo costuma ser premiada em competições.
8.Shuffleboard
O shuffleboard é um esporte de precisão 🍐 jogado individualmente derivado do jogo slide-groat, surgido na Inglaterra no século XV.
O primeiro clube do esporte foi formado em 1924, 🍐 na Flórida, EUA, o St.
Petersburg Shuffleboard Club.
Quatro anos depois, os membros desse clube padronizaram as regras, consolidando a forma atual 🍐 do shuffleboard.
O apogeu do esporte nos EUA, país onde se tornou mais popular, ocorreu em meados do século passado, quando 🍐 chegou a contar com centenas de clubes e milhares de praticantes somente no estado da Flórida.
Entre as décadas de 1970 🍐 e 1990, o esporte sofreu com um período de decadência.
Nos últimos anos, entretanto, o shuffleboard voltou a conquistar alguma popularidade, 🍐 caindo no gosto dos jovens saudosistas conhecidos como hipsters.
A dinâmica do jogo consiste em lançar discos com o auxílio de 🍐 um taco, para que os mesmos deslizem sobre uma pista e parem na zona de pontuação, situada na outra extremidade 🍐 da pista.
Para somar mais pontos, é permitido deslocar os discos adversários da zona de pontuação, que possui forma triangular e 🍐 onde estão inscritas as pontuações (10, 8, 7 e -10).
O jogo é composto por oito frames (rodadas) nos quais os 🍐 jogadores lançam quatro discos cada.
Vence a partida o jogador com o maior número de frames conquistados.
9.Sinuca
A sinuca é um esporte 🍐 de precisão brasileiro de taco, mesa e bolas variante do bilhar britânico.
A palavra "sinuca", inclusive, deriva do inglês snooker.
O jogo 🍐 é disputado por dois atletas (ou duas duplas), que buscam encaçapar as bolas coloridas nos seis buracos da mesa.
Os jogadores 🍐 devem utilizar o taco para atingir a bola branca (tacadeira) que, por seu turno, empurrará as bolas coloridas nas caçapas 🍐 (buracos).
As bolas devem ser encaçapadas obedecendo à ordem crescente de pontos: bola um, vermelha; bola dois, amarela; bola três, verde; 🍐 bola quatro, marrom; bola cinco, azul; bola seis, rosa; bola sete, preta.
Após acertar uma bola no buraco, o jogador tem 🍐 o direito de tentar encaçapar qualquer outra bola colorida.
Se acertar, é obrigado a voltar à bola da vez.
No início do 🍐 jogo, as bolas são dispostas na mesa em um semicírculo chamado "D", em uma linha longitudinal e em duas transversais.
No 🍐 final do jogo, vence aquele que obtiver mais pontos.
10.Tiro com arco
O tiro com arco é uma modalidade esportiva que surgiu 🍐 nos primórdios da civilização como atividade relacionada à caça e à guerra.
No início da Idade Moderna, o uso bélico do 🍐 tiro com arco deu lugar às armas de fogo, e a casa de aposta melhor prática, então, tornou-se esportiva.
O esporte integrou os Jogos 🍐 Olímpicos de 1900 a 1920, com uma pausa nos jogos de 1912.
Retornou às Olimpíadas com a casa de aposta melhor configuração atual em 🍐 1972.
O objetivo do jogo é simples, porém nada fácil: acertar as flechas no centro de um alvo posto a 70 🍐 metros de distância.
No tiro com arco temos provas individuais ou em equipes de três arqueiros.
Na primeira fase da competição, os 🍐 atletas que obtiverem o melhor resultado após 72 flechadas avançam para a fase seguinte.
O arqueiro, então, tem 40 segundos para 🍐 atirar cada uma das suas seis flechas.
Nas finais, o atleta tem apenas 20 segundos para atirar três flechas.
A pontuação vai 🍐 de um a dez conforme a proximidade do círculo central do alvo.
11.Tiro esportivo
Tiro esportivo é a denominação genérica dada a 🍐 um conjunto de esportes competitivos praticados com armas de fogo ou de ar comprimido, como pistolas, rifles e espingardas.
Esses esportes 🍐 surgiram no século XIII, em clubes de tiro alemães, e logo se espalharam pelo mundo.
Participam dos Jogos Olímpicos desde a 🍐 casa de aposta melhor primeira edição moderna, em 1896.
Os jogos de tiro esportivo passaram por inúmeras transformações no último século, com a alteração, 🍐 acréscimo e mesmo exclusão de modalidades.
Na última Olimpíada, as modalidades disputadas foram:
Rifle a 50 metros três posições (masculino e feminino)
Rifle 🍐 de ar a 10 metros (masculino e feminino)
Pistola de fogo rápido a 25 metros (masculino) e Pistola a 25 metros 🍐 (feminino)
Pistola de ar a 10 metros (masculino e feminino)
Skeet (masculino e feminino)
Trap (masculino e feminino)
No tiro esportivo, os atletas devem 🍐 acertar alvos fixos ou móveis e somar pontos conforme a precisão dos seus disparos.
Dependendo das características da prova, o jogador 🍐 dispara em alvos com distâncias entre dez, 25 ou 50 metros.
Os maiores medalhistas olímpicos em tiro esportivo são os EUA, 🍐 China e Rússia.
O Brasil possui quatro medalhas: uma de ouro, duas de prata e uma de bronze.
A medalha de ouro 🍐 de 1920 foi a primeira conquistada por um brasileiro numa Olimpíada, o tenente Guilherme Paraense.
Bibliografia:
BARRETO, Marcelo; FREITAS, Armando.
Almanaque Olímpico: Tudo 🍐 o que você precisa saber sobre esportes e Jogos Olímpicos.
São Paulo: Leya, 2016.
Tudo o que você precisa saber sobre esportes 🍐 e Jogos Olímpicos.
São Paulo: Leya, 2016.MASSA, Marcelo.
Iniciação aos esportes coletivos .
São Paulo: EACH/ USP, 2020..
São Paulo: EACH/ USP, 2020.NETO, Francisco 🍐 P.M.
Marketing esportivo : o esporte como ferramenta do marketing moderno.
São Paulo: Bestseller, 2020.
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São 🍐 Paulo: Bestseller, 2020.TURBINO, Manuel.O que é esporte.
São Paulo: Brasiliense, 2017.
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